Game Art #1: Yoshitaka Amano

Olá! O Mangá Arte apresenta uma nova seção, dedicada a arte japonesa da ilustração, desta vez aplicada ao mundo dos games. E nós sabemos que os games são uma especialidade tão nipônica quanto mangás e animes.
Vamos inaugurar esta seção com aquele que levou essa arte a um novo patamar…
Yoshitka Amano (天野 喜孝) nasceu no dia 28 de Julho de 1952, em Shizuoka. Desde muito jovem dedicou sua vida e carreira a animação, inspirado nos quadrinhos ocidentais, na Art Nouveau européia e no ukiyo-e, a xilografia nipônica. Esta soma de influências o ajudaram a criar um estilo próprio, conhecido no mundo todo.

O começo da carreira

Amano ingressou como ilustrador na Tatsunoko Productions em 1967, aos 15 anos. A primeira série animada a participar foi nada menos que Speed Racer. Participou também das animações de Gatchaman (conhecido por aqui por G-Force ou  Batalha dos Planetas), A Abelhinha Hutch entre outros. Trabalhou para a Tatsunoko até o ano de 1982.

Nos anos 80 ilustrou as novels Demon City Shinjuku e Vampire Hunter D, ambas de autoria de Hideyuki Kikuchi. Foi com esta última que Amano atuou como character designer do longa-metragem produzida em 1985. Também foi um dos ilustradores de Guin Saga, série de livros escrita por Kaoru Kurimoto. Nesta época, em que desenhava principalmente obras de fantasia e ficção científica, ele chegou ao mundo dos jogos eletrônicos.

 

O começo da fantasia

O ano era 1987. Amano se juntava à Square (hoje Square Enix), uma companhia já bem conhecida no Japão, mas que vivia em dificuldades financeiras e prestes a fechar as portas. Hironobu Sakaguchi, diretor da Square na época, tinha um última cartada em mãos, e neste Amano foi responsável pela arte conceitual e design dos personagens. No dia 18 de dezembro de 1987 era lançado Final Fantasy para Famicom (a versão japonesa do NES, o nosso Nintendinho). O game fez tanto sucesso que não só tirou a Square do buraco como deu início a uma das maiores franquias de games que comhecemos.

 

Amano foi o principal desenhista da série até Final Fantasy VI. Desde então não participa diretamente na produção dos demais jogos, mas continua envolvido na franquia produzindo artes conceituais e principalmente as ilustrações dos logos de cada jogo.

Também desenhou para a Square o game de estratégia Front Mission.

Do lado de cá

Amano colaborou com obras ocidentais. em 2000 ilustrou Sandman: Os Caçadores de Sonhos (The Dream Hunters), de Neil Gaiman. No ano seguinte emprestou seu traço para a Marvel, na graphic novel  Elektra and Wolverine: The Redeemer, escrita por Greg Rucka.

 

E também para a DC Comics, com ilustrações de Batman e Superman.

 

Também no mercado americano lançou Mateki: The Magic Flute, adaptação ilustrada de A Flauta Mágica, ópera de Mozart.

Isso além de vários outros livros e artbooks de ilustrações. E mesmo aos 60 anos recém completados, ele continua na ativa.

Amano usou (e ainda usa) seu talento em várias mídias – cinema, animação, quadrinhos, literatura e, claro, games.  É por isso que é muito conceituado mundo afora, pois deu um toque de arte em todas elas.

————————————————————————

PS: Só para complementar, deixo também duas matérias sobre Yoshitaka amano Publicadas no Kotaku, que valem a pena ler:

Espadas, heróis e muita fantasia nas ilustrações do eterno Yoshitaka Amano

Momentos de sabedoria com Yoshitaka Amano, o ilustrador de Final Fantasy

                                             

Este post foi publicado em 08/09/2012 às 15:23. Ele está arquivado em Game Art e marcado , . Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: