Arte do Dia #1: Katsushika Hokusai

Olá, amigos! Começo aqui um novo segmento no Mangá Arte. A Arte do Dia será uma postagem mais curta que as demais do blog, falando e mostrando pequenas curiosidades do universo dos mangás e animes, tanto mais recentes quanto outros mais oldschoolTambém foi uma maneira que encontrei para não deixar o blog muito tempo ocioso. Vou começar falando sobre aquele que simplesmente criou o termo mangá

  

 Nascido em Edo (atual Tóquio) em 31 de outubro de 1760, Katsushika Hokusai foi um artista no estilo ukiyo-e e gravurista. É conhecido pela sua série de xilogravuras chamada de  As 36 vistas do monte Fuji, cuja primeira delas,  A Grande Onda de Kanagawa (que é a imagem acima), é a mais famosa até os dias de hoje. Faleceu em 10 de maio de 1849 aos 88 anos- isso em uma écoca em que a expectativa de vida mal passava dos 50.

“Mas o que ele tem a ver com mangá?”, você deve estar se perguntando. Simples, foi ele quem usou o termo pela primeira vez, unindo os ideogramas man (engraçado, descompromissado) e ga (desenho) ao criar o Hokusai Manga, uma série de livros com ilustrações unidos em 15 volumes entre 1814 e 1878. O Hokusai Manga consisia em ilustrações do movimento do corpo humano,  da fauna e flora e paisagens das regiões por onde passou, além de mostrar de maneira cômica o cotidiano do povo japonês da época.

Apesar de usado de uma maneira diferente de como tratamos hoje, parce que o termo mangá não mudou muito seu significado de lá pra cá. Afinal, são ilustrações que mostram o modo nipônico de ser…

Este post foi publicado em 03/07/2012 às 19:54. Ele está arquivado em Arte do Dia e marcado . Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: