Osamu Tezuka: Ao mestre com carinho

Bom, para começar os trbabalhos do Mangá Arte, resolvi iniciar com ninguém menos que o maior de todos os mangakás, de importância tão grande que ele é conhecido simplesmente como o Deus dos Mangás. Sim, estou falando de ninguém menos que Osamu Tezuka.

Nascido em 3 de Novembro de 1928 na cidade de Toyonaka, se formou em medicina na Universidade de Osaka, mas quis o destino que a carreira de médico não fosse sua prioridade. Desde criança e sob influência dos pais, assistia a peças de teatro e animações do projetor de filmes de seu pai. Com inspiração vinda de Max Fleischer (responsável pelas primeiras animações de  Popeye e  Betty Boop) e Walt Disney (este dispensa apresentações), Tezuka seguiu o caminho dos quadrinhos e da animação. 

O conjunto da obra de Tezuka é considerado beeem extenso (fala-se em mais de 700 mangás com mais de 150.000 páginas, acredite!), sem falar de seus desenhos animados, famosos no Japão e no mundo todo até os dias de hoje. Ele produziu até o fim de sua vida, em 9 de fevereiro de 1989,  aos 60 anos.

É simplesmente impossível falar de tudo que ele fez. Também é impossível para este  que vos escreve mostar as várias faces de sua arte em um só post. Por isso resolvi dividir a postagem em duas partes. Começo aqui por suas obras mais famosas: Astro Boy, A Princesa e o Cavaleiro, Black Jack, Metrópolis, Kimba, Phoenix, Dororo, Buda, Magma Taishi (conhecido no Brasil pelo live-action Vingadores do Espaço) e Don Drácula. No próximo post adicionarei outros trabalhos de Tezuka, incluindo alguns que você talvez nunca tenha ouvido falar…

P.S.: Quem quiser conhecer um pouco mais da obra de Osamu Tezuka, recomendo acessar a página do #TezukaDay, resultado de uma união de vários sites/blogs realizada em dezembro de 2011. Embora muito tardiamente, estou dando aqui minha contribuição também. Tem bastante coisa lá, recomendadíssimo!

Astro Boy. Este dispensa apresentações...                                                   

Esta entrada foi publicada em 02/02/2012 às 16:49 e está arquivada sob Uncategorized. Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: