Bem Vindo!

Olá! Está só de passagem ou veio sem querer aqui? Bom, isso não importa. Você está no Mangá Arte, um blog criado para mostrar a fina arte japonesa dos quadrinhos, que não se limitam mais aos mangás, como também aos animês, light novels e games.

Antes disso, um pouco de história (bem curtinha)…

Desde o tempo das cavernas o homem utiliza o desenho para contar histórias, seja as do dia-a-dia ou as que ele próprio criava. E isso vem muito antes da invenção da escrita.  Com a união da escrita e do desenho , lá pelo século XIX, surgiram os primeiros quadrinhos como conhecemos.

Bom, isso do lado de cá do globo. No Japão os quadrinhos tem origem nos emakimono, que são rolos contendo pinturas que ajudavam a ilustrar os textos ali escritos. Os quadrinhos japoneses como conhecemos só ganharam forma no século XX, sob influência das HQs americanas e européias.

Um artista em especial teve papel determinante na popularização do mangá. Mas vou falar dele no próximo post…

Não é de hoje que os japoneses utilizam textos e imagens para contar uma história.

Não é de hoje que os japoneses utilizam textos e imagens para contar uma história.

Mas como vai ser o blog?

Cada postagem vai tratar de um artista e de seus principais trabalhos, ou de um título específico. Sempre que possível altemarei entre artistas e/ou obras atuais com outros mais antigos. E não me limitarei somente a mangás e animes, também mostrarei artistas/obras que usam o estilo em outras mídias, como o mundo dos games (Akira Toriyama é um bom exemplo: não é só famoso por causa de Bragon Ball, como também por sua arte em Chrono Trigger e na série Dragon Quest).

Este blog será focado principalmente em ilustrações. Sobre os autores, farei pequenos resumos sobre sua vida e obra. Infelizmente talvez não seja possível me aprofundar tanto (o trabalho durante a semana não me deixa!), mas dentro do possível deixarei links de blogs/sites de pessoal mais gabaritado que eu com mais conteúdo.

Bom, por enquanto é isso. Muito em breve postarei o primeiro artista deste blog-e não será qualquer um. Consegue adivinhar qual?

P.S. : Antes que me esqueça, além deste blog principal, tenho outro no Tumblr, que será uma “extensão” deste aqui. com as mais diversas ilustrações da animação nipônica. É só clicar aqui. Espero que gostem!

Esta entrada foi publicada em 27/01/2012 às 20:45 e está arquivada sob Uncategorized. Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: